domingo, 18 de outubro de 2009
Bomba d'agua (cuidados)
Para que serve?
A função principal é circular o líquido de arrefecimento (ou refrigerante) pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba de Água é imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de temperatura especificados pelo fabricante, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes móveis.Normalmente o acionamento da bomba de água se dá por meio de uma polia externa acoplada a uma Correia. Uma falha na Bomba de Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento e suas conseqüências até o não funcionamento do ar quente em veículos equipados com este opcional.
Componentes:
Carcaça ou corpo da Bomba: normalmente feita em alumínio ou ferro fundido, protege todos os componentes internos do produto e possui perfeito encaixe no bloco;Rotor: funciona como uma hélice que fornece pressão no líquido de arrefecimento, fazendo-o percorrer todos os dutos do motor com velocidade constante suficiente para retorno ao radiador;Vedador: sua principal função é garantir a vedação perfeita entre a bomba e o bloco do motor, evitando queda de pressão no sistema e vazamento de líquido de arrefecimento para fora do circuito de circulação e resfriamento;Rolamento: possibilita o rotor interno da bomba girar livremente e permite a circulação do líquido de arrefecimento por efeito do giro da polia externa da bomba, normalmente pela transmissão de movimento por uma correia.Eixo: componente interno que alinha os componentes (carcaça, rotor, selo e rolamento).
Manutenção preventiva
As causas mais freqüentes de falha prematura da bomba de água são: polias ou ventiladores desbalanceados ou defeituosos, embreagem do ventilador defeituosa, tensão excessiva da correia, líquido de arrefecimento sujo, folga insuficiente entre ventilador e defletor de ar, correia desalinhada e suporte, coxim ou parafuso de fixação do motor mal fixado.Evite imprevistos, inspecionando e substituindo os componentes conforme quilometragem de revisão recomendada pelo fabricante.Verifique possíveis obstruções nas mangueiras do sistema de refrigeração.
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